BEM VINDO AO BLOG FONTES E FONTANÁRIOS

NÃO VAMOS DEIXAR MORRER AS NOSSAS BELAS FONTES

CONTRIBUAM COM FOTOS DE FONTES ESPALHADAS PELO NOSSO PAÍS PARA ESTE SITE PARA AQUI AS DIVULGARMOS
(enviem em formato jpeg com nome e local da mesma, vosso nome e blog para o seguinte email:
sandramcrocha@sapo.pt)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sintra - Fonte da Pipa

Foto de Gonçalo Almeida
A Fonte da Pipa apresenta-se actualmente ornada por um painel de azulejos, ostentando uma inscrição lapidar que se sobrepõe à «pipa» em pedra, e que nos refere o ano de 1787. Esta data não assinala mais do que aquela em que a rainha D. Maria I determinou a restituição da sua água ao povo que dela tinha sido privado, «livrando-o da opressam que lhe causava a falta de agoa», desviada pelo Marquês de Pombal para as suas propriedades que, topograficamente, entalavam o fontanário.Contudo, a fonte é, seguramente, de origem muito mais remota, já que segundo um documento do século XIV, existente no Arquivo Histórico de Sintra, se pode ler: «Joane Anes, Procurador Geral do Concelho, morava na Vila, à Fonte da Pipa».
Fonte: http://www.cm-sintra.pt/ItinerariosPontoInteresse.aspx?IDItinerario=4&ID=18

2 comentários:

  1. Excelentes imagenes de estas fuentes,tengo amigos que sus familiares son se esta preciosa ciudad que es Sintra.Saludos Sandra!

    ResponderEliminar
  2. Não considero as fotografias excelentes, conhecendo o excelente fotógrafo que o Gonçalo é, mas nunca se sabe as condições em que as tirou e mais importante que tudo isso é o seu contributo para o teu blog. Bem ajam Gonçalo e Sandra.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário