Foto de Emilia Guimarães A aldeia localiza-se na margem Norte do Rio Douro e foi berço do navegador Fernão de Magalhães.Pelas ruas da aldeia preservam-se em melhor ou pior estado alguns solares em granito e casas brasonadas. Localizada no alto de um planalto, tem algumas perspectivas interessantes sobre a região. Preserva um belo pelourinho e no centro da aldeia junto da igreja matriz do século XVIII, está construído um elegante fontanário em granito datado de 1755. Nesta aldeia existe ainda um castro amuralhado em ruínas. Fonte: http://sabores.sapo.pt/roteiros/detalhe/imprimir/?2314
terça-feira, 17 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Excelentes fotografias, unos grandes monumentos. Saludos!
ResponderEliminarA divulgação da nossa história!!
ResponderEliminarParabéns pela continuação determinada do trabalho de pesquisa e divulgação!
ResponderEliminarOlá :)
ResponderEliminarMuitos parabéns ;) fotos muito bonitas :)
Uma vez fiz um trabalho sobre fontes de Manteigas, mas fico com o prof. :(
Um sorriso e bom fdsemana :)
Olá,
ResponderEliminarfico contente em que tenham aparecido por aqui mais fotos da minha região. adoro o tema do blog e vou ter que o visitar mais vezes.
quero apenas fazer uma correcção.
Provesende é uma freguesia do concelho de Sabrosa, distando cerca de 6 km da sede de concelho. É das aldeias mais brasonadas do concelho e de facto tem um pelourinho. Mas não é o berço de Fernão de Magalhães. Este segundo a história local nasceu na vila de Sabrosa, onde tem lá uma casa. No entanto as origens deste navegador são um tanto controversas, e há quem aponte outros lugares distintos sobre o nascimento de Magalhães.
Aproveito para a convidar a uma visita a esta região, e já agora não deixe de visitar São Cristóvão do Douro, a minha aldeia.
cumprimentos
Se as duas fontes que estão no meu blog A VOZ DO GOULINHO achar que são importantes pode sacalas eu autorizo.
ResponderEliminarVOZ DO GOULINHO
ALA poemas
António Assunção
Este blogue está-se a transformar numa referência histórico-cultural de Portugal. Cada vez mais rico e entusiasmante. Este ano vou-me lembrar das fontes e fontanários de Portugal e que venham as férias!!
ResponderEliminarParabéns Amiga!
Beijocas
Olá seu blogue é muito bom e as fonte e fontanários também mas eu acho que a fonte de Provesende era mais original antes das obras de restauro das Aldeias Históricas e já agora convido a visitar o blogue.
ResponderEliminarhttp://zedocontra.blogspot.com/ para ver o estado e a maneira como se recupera património ou se ganha dinheiro
Olá, de facto sou obrigada a concoradar com o Sr. José Pereira, a Fonte de Provesende era muito mas bonita antes das obras, nada tem a ver a cantaria de emitação que foi colocada no tanque frontal da fonte com o resto da pedra. Sou Natural e residente de Provesende, e muito me orgulho em ser daqui, mas é com muita tristeza que vejo algumas das alterações nela efectuada. Já fui ver o blog do zé do contra, no entanto e para quem gostar de arquitetonica visite o meu blog e veja das casas mais bonitas e mal conservadas de Provesende.
ResponderEliminarObrigada e bem haja.