BEM VINDO AO BLOG FONTES E FONTANÁRIOS

NÃO VAMOS DEIXAR MORRER AS NOSSAS BELAS FONTES

CONTRIBUAM COM FOTOS DE FONTES ESPALHADAS PELO NOSSO PAÍS PARA ESTE SITE PARA AQUI AS DIVULGARMOS
(enviem em formato jpeg com nome e local da mesma, vosso nome e blog para o seguinte email:
sandramcrocha@sapo.pt)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Chafariz da Boa Morte - Goiás - Brasil

Hoje vou até ao outro lado do mundo :), como tenho estado a receber fontes de outros países, a partir de agora não vai ser exclusivo do nosso país, e as fontes que recebi desta localidade tem o dedo português, e fiquei espantada com a quantidade de informação que existe ao contrário do que acontece com as nossas que uma grande parte não há documentação.






Fotos de Gustavo Coelho


CHAFARIZ DE CAUDA DA BOA MORTE
(Cidade de Goiás)

1 – Histórico:

O Chafariz de Cauda da Boa Morte foi construído, em 1778, com a finalidade de dividir o abastecimento de água da cidade com o já existente Chafariz da Carioca. O termo “chafariz de Cauda” é devido ao fato de o aqueduto (sistema de canalização de água) se assemelhar a uma enorme cauda, em sua parte posterior. Já “Boa Morte” se refere à igreja do mesmo nome, situada próximo ao chafariz, e pertencente à Confraria dos Homens Pardos, situada em um terreno atrás do chafariz. O Chafariz de Cauda faz parte de um dos conjuntos históricos mais antigos e valiosos da Cidade de Goiás.
A água fornecida pelo chafariz, captada no Córrego Chapéu de Pedra, era inicialmente canalizada em dutos entalhados em pedra-sabão. Posteriormente, era transferida para outros, feitos de laje e betumados. Com a poluição da nascente pelo esgoto urbano, o fornecimento de água foi interrompido. Só recentemente, em uma de suas últimas restaurações, a água, proveniente da rede pública, passou a ser canalizada.
Construído em pedra, com detalhes em pedra-sabão, o chafariz possui em seu corpo central as bicas que forneciam água à população, além de dois tanques, destinados aos animais, na parte externa.

Na parte superior do chafariz, encontra-se ainda um escudo de pedra sabão, onde se pode ler:
“Mandado fazer pela câmara desta vila, sendo governador e capitão general o ilustríssimo José de Almeida Vasconcelos Soveral e Carvalho e Ouvidor Geral o desembargador Antônio José de Almeida. Ano de 1778”.

Na atual gestão, o Chafariz passou por um trabalho de restauração, incluindo o piso de pedras.  Foi feito aterramento do anfiteatro construído na década de 80, que feria o conjunto original, além de outros aterramentos na área, plantio de grama e tratamento fitosanitário, tanto na área resultante do aterro do anfiteatro como ao redor do Chafariz.

Lixeiras e vasos ornamentais foram instalados no local, e fez-se a revisão das instalões elétricas, inclusive colocando três novas luminárias no piso e revisando as existentes. Incluiu-se a revisão hidráulica, com instalações de torneiras e novas tubulações.

Recuperação de gradil de madeira e pintura geral de alvenarias, obedecendo as cores existentes, completaram os trabalhos.  E foram feitos testes de coloração no local, conforme critérios do Iphan.

2 – Situação atual:
O Chafariz de Cauda da Boa Morte foi reformado recentemente (no final de 2005).
3 – Tombamento:
O monumento conta com proteção federal, processo 345-T-42, inscrição 393, Livro das Belas Artes, fls. 77, de 3 de maio de 1951.
Lei Estadual: nº 8.915, de 13 de outubro de 1980.

4 – Localização:
Localiza-se na Praça Brasil Caiado (Largo do Chafariz), cidade de Goiás, a 128 km de Goiânia.
Via de acesso: GO-070/Inhumas/Itaberaí/Davinópolis.

5 – Responsabilidade:
O município é responsável pela conservação e limpeza, com fiscalização do Iphan.


1 comentário:

Obrigado pela visita e comentário