Foto de
JPNascimento Favaios localiza-se na margem Norte de rio Douro, perto de Alijó. É uma vila conhecida pela excelência do seu vinho licoroso - o vinho moscatel de Favaios. A localidade preserva algum património valioso e uma paisagem natural deslumbrante. Aqui se localiza um dos marcos graníticos - uma das marcas pombalinas, que serviram para demarcar em 1757 a zona de protecção de vinhos generosos do Douro. Conheça o cruzeiro da vila, do século XIX, com capitel octogonal encimado por cruz latina e a Fonte de Favaios. Trata-se de um chafariz de espaldar alto, de estilo neoclássico, forrado a azulejos, com duas bicas cilíndricas que alimentam um tanque trapezoidal.
Fonte:
http://sabores.sapo.pt/roteiros/detalhe/imprimir/?2314
Olá,
ResponderEliminaré bonito esta fonte em Favaios. Engraçado que eu já lá passei várias vezes e nunca tinha reparado.
Beijos
Lindo!!!!!!!!!!
ResponderEliminarparabéns
Sou um apaixonado por construções antigas. Lamentavelmente, em minha Cidade, a imensa maioria do que tínhamos de bonito, foi demolida para dar lugar às coisas "modernas".
ResponderEliminarTento salvar em fotografias o pouco que restou. Felizmente, o seu belíssimo País ainda preserva intactas as belezas do passado. Parabéns pelo seu blogue. Meu abraço, desde o lado de cá deste Oceano que nos une.
Evandro
E daquelas duas bicas, nunca deixou de brotar abundante, fresca e deliciosa água.
ResponderEliminarOnde está o fontanário da foto? Se olharem bem, já está meio destruído... Visitem Favaios e verão que o vandalismo (obras municipais) destruiu os AZULEJOS...
ResponderEliminar