BEM VINDO AO BLOG FONTES E FONTANÁRIOS

NÃO VAMOS DEIXAR MORRER AS NOSSAS BELAS FONTES

CONTRIBUAM COM FOTOS DE FONTES ESPALHADAS PELO NOSSO PAÍS PARA ESTE SITE PARA AQUI AS DIVULGARMOS
(enviem em formato jpeg com nome e local da mesma, vosso nome e blog para o seguinte email:
sandramcrocha@sapo.pt)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Macedo de Cavaleiros

Foto de Manuel Cardoso
Foto de Altino Silva
A Fonte Prado de Cavaleiros, antiga fonte e bebedouro de gado, apresenta uma forma rectangular, enquadrada num cenário capaz de inspirar Homero, tem como espectador um anfiteatro sobranceiro que lhe realça o notável painel de azulejos alusivo à lenda dos cavaleiros, símbolo da cidade.
Fonte: http://www.terraquentedigital.espigueiro.pt/turismo/rotas_tematicas/91.html

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cadaval

Fonte da Vila, Cadaval, Cadaval A fonte não tem nome oficial, mas é conhecida por fonte da vila ou fonte velha. Situa-se no largo da fonte, no Cadaval. Neste mesmo largo ficam ainda um enorme tanque abastecido por uma mina (envio foto disso assim que puder) e os antigos lavadouros públicos. Desconhecemos a data de construção da fonte, mas o primeiro mapa do Cadaval, do final do século XVIII, já a assinala. Sabe-se que originalmente teria arcos e abóbada (através de evidências arqueológicas), mas o desenho do referido mapa já não mostra essa configuração. Uma foto de 1934, mostra a referida fonte com uma espécie de ombreira decorada, que foi retirada nas obras de reconstrução dos anos 60 do séxulo XX. As actuais obras não parecem ir alterar significativamente o aspecto actual da fonte. Mas pergunto se, conhecendo nós o aspecfto que teria em 1934, não seria o caso de o repor, em vêz de manter este aspecto 'sem sal' e sem a monumentalidade que tinha originalmente?
Foto e Texto de André Melicias

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Marmelete - Monchique

Foto de Estela Lapa
Fonte Velha
A Fonte Velha ou Fonte dos Namorados, localizada na Travessa da Fonte, é o mais antigo fontanário de Marmelete, datado de 1926, com água proveniente de uma mina.
A curiosa designação de Fonte dos Namorados deve-se ao facto destes se costumarem encontrar ali, ao Domingo à tarde depois da missa.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Ruivães - Vieira do Minho

A fonte foi construída em 1883 pelas obras publicas, aquando da construção da estrada real 14, actual estrada nacional 103 que começa nas proximidades de Viana do Castelo e termina em Bragança (apesar de por estas bandas lhe chamarem a estrada Braga-Chaves). a sua localização original não era aqui mas mais atrás um pouco; quando a estrada foi rectificada na década de 60 do século XX - que retirou a estrada do centro de Ruivães - a estrada passou a ocupar o sitio onde estava a fonte, sendo esta transferida para a sua localização actual.
Fotos e texto de Paulo Miranda

sábado, 3 de janeiro de 2009

Resultado Sondagem

Qual o estado das fontes nas vossas localidades?
Bom - 58%
Mau - 25%
Completamente degradadas - 16%
Já não existem - 0%
Total de votos: 12
Tive pena que o nº de votos seja tão baixo mas já ficamos aqui com uma ideia do estado das nossas fontes.
No meu concelho tem havido um bom trabalho em preservar as fontes de mergulho, são o nosso passado, onde os nossos antepassados se abasteciam de água, davam de beber aos seus animais, e onde havia ou há os tanques públicos para lavarem a roupa. Umas já não existem, outras estão um pouco diferentes do que eram mas o mais importante é que não estão a deixar morrer as restantes.
A situação nos vossos concelhos é a mesma? Deixem a vossa opinião.
Continuação de um bom ano.