
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Castro Vicente
sábado, 13 de dezembro de 2008
Fonte dos Leões - Porto
Depois de algumas alterações ao projecto inicial, os trabalhos começaram em 1883 encontrando-se concluídos em Maio de 1886. A fonte começou a ser erguida um ano antes (Setembro de 1885), estando a funcionar e a deitar água pela primeira vez a 19 de Dezembro de 1886. Todavia, o processo não foi fácil, pois a Câmara não gostou do primeiro projecto e exigiu um novo, pelo que a fonte dos Leões é o resultado de uma selecção efectuada entre mais sete desenhos apresentados pela Companhia que, entretanto, trabalhava já com uma outra empresa francesa - C. G. des Eaux - marca que se encontra em muitas das peças da fonte. Mais tarde, em 1942, a fonte dos Leões perdeu a sua importância primeira ao deixar de ser passagem obrigatória no sistema de abastecimento à cidade, ficando reduzida à sua função de fonte, alimentada pela Arca de Sá de Noronha, uma construção em granito a cerca de 40 metros. Composta por tanque inferior de grandes dimensões, a fonte caracteriza-se pelos quatro leões alados que rodeiam a coluna central, onde assenta uma taça com bicas no bordo e a partir da qual se ergue a base de nova taça mais reduzida e o remate. (Rosário Carvalho)
Fonte: IPPAR
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Fonte de Neptuno - Porto
... A pequena fachada voltada para a antiga Porta do Olival mostra, na parte inferior, um chafariz (a Fonte de Neptuno) com dois golfinhos no seu espaldar vertendo água pela boca. Num medalhão está esculpida a figura de Neptuno. A meio desta fachada há uma varanda sustentada por cinco fortíssimas mísulas com gradeamento em ferro forjado. Para a varanda dá a porta da capela onde os presos condenados à morte passavam a sua última noite.
Fonte: http://www.trp.pt/historia/cadeia-da-relacao.html
Este edificio foi objecto de recuperação e remodelação em 1989-1996, sob projecto dos arquitectos Humberto Vieira e Abilio Mourão, por forma a acolher o Centro Português de Fotografia.
Trata-se de um edifico do século XVIII, que inicialmente foi estabelecido para funcionar o tribunalT e as Cadeias da Relaçãodo porto, numa época marcada por profundas alterações ao nivel da dourtrina penal e do sistema prisional.
Fonte: Colecção"Portugal Património"